Toda fotografia poderosa tem uma história poderosa.

É assim que o narrador define essa série, originalmente produzida pela National Geographic em parceria com a fabricante de equipamentos fotográficos Canon, na Austrália.

Ah, antes de mais nada, a imagem que ilustra este artigo é de autoria de Simon Lister, um fotógrafo australiano, que protagoniza o primeiro episódio da terceira temporada.

Esse documentário é indispensável para que é ou estuda design gráfico, fotografia ou matérias audivisuais. Cada um de seus episódios mostra os fotógrafos e as suas motivações para a sua produção. Em tempos de storytelling, é uma série realmente poderosa e mostra que a fotografia está muito, mas muito além de equipamentos e megapixels e que a foto se origina de uma ideia, do conceito e da concepção criativa de cada fotógrafo. E da motivação que inlfuencia tudo isso, seja a preservação da natureza ou retratar problemas sociais. É claro que ele também vai agradar bastante os entusiastas e apaixonados por fotografia.

Porém não espere nada mais técnico, como dicas de enquadramento, aberturas e velocidades. Com exceção da marca que patrocina a série, pouco se vê ou se sabe de tecnicidades. O que é muito bom, pois o foco fica na construção da imagem, e não nas ferramentas que foram utilizadas.

Três temporadas disponíveis no Netflix.

Recomendo fortemente.

Fernando Zavarelli

 

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *